Sociologia no Projeto Integrador

Proposta: escrever um texto argumentativo. com fotos, sobre a importância das águas na vida das pessoas e na sociedade, focando o caso de Tauá.

A água sempre foi um fator importante na fundação de sociedades, tendo em vista sua importância para a sobrevivência dos indivíduos. Podemos citar como exemplo as Grandes Civilizações (Egito e Mesopotâmia) que foram fundadas a beira de grandes rios. Essas civilizações se perpetuaram na história pelo seu legado de expansão e desenvolvimento, utilizando a fartura promovida pelos recursos hídricos.
Com Tauá não foi diferente. A cidade surgiu aqui por causa da proximidade com o Rio Trici. Esse território era cheio de currais utilizados principalmente para guardar o gado que era levado do Maranhão para Fortaleza. Os proprietários paravam aqui para alimentar o gado e evitar a fadiga e consequentemente a perda do rebanho.  Após algum tempo surgiram as primeiras casas e assim a cidade se expandiu e se tornou o que é hoje.
Para as pessoas que moravam na beira do rio Trici, esse rio levava o nome de “Rio da Fartura”, pois significava todo o desenvolvimento das comunidades. A água do rio era utilizada para a lavagem de roupa, criação de ovinos, bovinos e caprinos, para a agricultura e para o consumo. A comunidade de Lustal, por exemplo, era farta em mangueiras, pois se encontrava muito próximo ao rio.


De acordo com populares, a construção da Barragem do Rio Trici acabou diminuindo significativamente as atividades agropastoris das regiões que eram abastecidas pelo córrego do rio. Ao mesmo tempo, para outras localidades essa construção foi muito bem recebida, pois estocava água nos tempos de seca e permitia o abastecimento da região. 
Hoje em dia a Barragem está quase seca, pois a chuva vem em pouquíssimas quantidades durante o ano. A cidade ora é abastecida pela Barragem, ora pelo Açude Arneiroz 2. Podemos afirmar então, que os rios e açudes são essenciais na vida de quem os cerca e até mesmo na vida das populações mais distantes. É essencial que haja políticas públicas de apoio a cidades do semiárido e conscientização da população quanto ao desperdício desse bem tão precioso que mantém nossa região com esperança de desenvolvimento.  


(Trecho do Rio Trici que corre por entre a cidade, próximo ao centro, onde surgiram as primeiras casas.)

Algumas fontes de água são desprezadas pela população e acabam sumindo com o tempo. É o caso do Olho d’água da Nancy, um dos pontos do roteiro feito para o Projeto Integrador. No clima em que se encontra a região dos Inhamuns, toda fonte de água é essencial e deve ser preservada e reconhecida. Muitos projetos de conscientização ambiental podem ser desenvolvidos pelo poder municipal ou até mesmo pelos moradores para ajudar a salvar o que ainda resta desse marco da força da natureza.

 ANTES

DEPOIS


Comentários